Busca pelo Registo de batismo do meu trisavô João Pires

Se necessita de ajuda com a sua pesquisa sobre a história da sua família, coloque aqui a sua questão

Moderator: landerset

lucianut55
female
Inlägg: 8
Släktträd: Grafisk
Sökning: Grafik
Visa deras familjeträd.
Boa tarde, me chamo Lúcia Carvalho e estou na pesquisa por dados que levem ao registo de batismo do meu trisavô João Pires. Por se tratar de um nome muito comum em Portugal, já encontrei alguns dados em Ladeira Grande, Ilha Terceira e em Boticas, Vila Real.
Dados sobre ele que tenho de concreto até o momento:

João Pires, nascido em 1839
Filiação: João Pires e Izabel da Costa Pires
Emigrou para o Brasil, Niterói, Rio de Janeiro em meados do século XIX e lá casou-se por duas vezes. Primeiro com Delfina Maria de Jesus e depois com Diamantina Affonso Vianna (minha trisavó). ele morou no Morro do Pires, no Barreto, Niterói que leva o seu nome até hoje. Possuía terras, chácaras, comércio, imóveis em Niterói. Foi empreiteiro, trabalhou com manutenção de estradas e ferrovias em Niterói e arredores. Informações essas registadas em um Livro específico que trata da História das ruas da cidade de Niterói.
Faleceu em 29/09/1914 e foi sepultado no Cemitério do Maruí, em Barreto, Niterói, inclusive tenho a foto da lápide e o registo de óbito.
Visitou Portugal com a esposa Diamantina em 1910, desembarcou em Lisboa e visitou Pedras Salgadas, retornando ao Brasil em dezembro desse mesmo ano. Consegui o livro, a data e o vapor de retorno dessa viagem de Leixões ao Rio de Janeiro em 1910, porém no livro de passageiros, não informa o local que nasceu (Freguesia).
Enfim, possuo muitos dados dele no Brasil, mas nada enquanto esteve em Portugal.
Agradeço muitíssimo a quem pode me ajudar.
Abraços cordiais a todos os membros.

Återgå till "Pesquisas da História Familiar"